A glutamina é um aminoácido comumente utilizado na suplementação de diversas pessoas. Muitas dessas pessoas utilizam-na de forma errada, acreditam em benefícios que simples vitaminas podem a garantir.
Publicidade
Será destrinchado esse assunto com provas concretas sendo elas: estudos científicos.
O que é Glutamina?
A glutamina é um aminoácido livre que contemos em nosso corpo, ou seja, ela é sintetizada por ele. Nosso organismo consegue sintetizar cerca de 50-60% de sua IDR (quantia diária). O resto cabe a alimentação ou suplementação para atingir 100% da IDR.
Benefícios da Glutamina
A glutamina exerce diversos benefícios para atletas, provados pela ciência [1], e também benefícios para o público geral – analisando seu desempenho em diversas doenças, acidentes e recuperações de tratamentos [2].
Benefícios para atletas
Melhora na imunidade, previne o catabolismo muscular, melhora da performance dentro do treinamento e reduz o ácido lático nos músculos.
Publicidade
Benefícios para publico geral
Em estudos recentes ela serviu na ajuda de recuperações de pessoas em casos de queimaduras, ferimentos e traumas. Também foi benéfica em pessoas durante quimioterapia – para o tratamento do câncer -, indivíduos que estão em recuperação pós-cirurgia.
- [1] Dosing and Efficacy of Glutamine Supplementation in Human Exercise and Sport Training
- [2] http://www.nbihealth.com/c-21-protein-supplements.aspx
Como tomar e quantidade recomendada
O método de ingestão da glutamina é simples, você apenas deve diluí-la em um líquido de preferência água, ou shake pós treino, sucos etc.
Quantidade
A sua quantidade gira em torno de 10-15 gramas ao dia. Você pode dividi-la em 3 porções como grande parte dos fisiculturistas fazem sua utilização, ou usa-lá inteiramente após a sessão de treino.
Publicidade
- Dividindo em 3 porções ficaria da seguinte maneira: 5 gramas no desjejum (café da manhã), 5 gramas pre treino e 5 gramas pós treino – note que foi utilizadas 15 gramas no exemplo.
- Pacientes em câncer devem submeter-se a doses maiores como 15-35 gramas do suplemento. [1]
[1] Glutamine supplements in the critically ill
Utilizando a alimentação para preencher a sua IDR
Caso você tenha lido atentamente quando foi redigido isto: ”O resto cabe a alimentação ou suplementação”, aqui serão listado alimentos ricos em aminoácidos (bcaa, glutamina, etc.).
- carnes, peixes, ovos;
- iogurte, leite, queijo;
- feijão, favas. ervilhas:
- repolho, beterraba, espinafre, couve, salsa.
Leituras recomendadas:
Imunidade
Se você está utilizando a glutamina, meramente, para aumentar a imunidade.
Publicidade
Sinto em dizer, que está colocando dinheiro fora, pois é muito mais inteligente utilizar, por exemplo, vitamina C, para este objetivo.
Contanto que, surta vontade de saber mais a proposito disto recomendo este artigo da NBI.
Publicidade
Matéria atualizada em 22 de janeiro de 2019 por Basefitness