A remada curvada trata-se de um simples exercício de musculação, pois necessita de poucos equipamentos – uma barra e anilhas, são suficientes. O maior problema, é sua execução, a qual muitos pecam em sua performance, porque ”roubam” favorecendo músculos como trapézios e pode prejudicar a lombar, logo causando sérias lesões.
Para aprimorar sua execução nesse exercício, preparamos um guia completo contendo execução correta da remada curvada, músculos trabalhos e muitos mais. Siga a leitura e bom aprendizado.
O que é?
A remada curvada é um exercício multiarticular, cujo principal alvo são os músculos das dorsais. A sua necessidade no treinamento de costas é devido aos músculos trabalhados, onde é fortemente solicitado os estabilizadores e, digamos assim, a parte mais baixa das costas.
Portanto, executando-a com regularidade será desenvolvida uma dorsal mais densa e larga. Além de contribuir para a força na pegada como: levantamento terra e barra-fixa; e, consequentemente, ajudará na progressão das repetições na temida barra-fixa.
Mecânica | Composto |
Equipamentos necessários | Barra ou halteres |
Dificuldade | Média |
Como executar corretamente a Remada Curvada
- Posicione a barra, quase tocando suas canelas, confira a foto abaixo:
- Utilize a pegada pronada (quando seu pulso aponta para trás), pegue a barra na mesma distância dos ombros ou levemente maior, veja a imagem
- A posição para ”remar” deve ser com as costas eretas, como podemos ver nas imagem abaixo. O detalhe aqui é: não curvar as costas, nem empinar a bunda como um stiff, por exemplo, no momento da tração.
- A posição para puxarmos a barra será a mesma, que a anterior (passo 3);
- Agora com barra em mãos e posição correta, puxe a barra até região do umbigo;
- Desça a barra de forma controlada;
- Repita o movimento.
Execução em vídeo
Obs.: No vídeo é demonstrada a execução com pegada supinada – palmas para frente. Você pode utilizar ela ou a pronada.
Pegada supinada ou pronada, tem diferença? Qual utilizar?
A diferença da pegada na remada curvada, é demandar mais determinados grupos musculares, que ambas exigem, contudo em maior ênfase para cada pegada.
- Pegada Pronada: Menor solicitação dos grupamentos musculares: romboides e trapézios, superior, medial e inferior, contudo maior recrutamento no latíssimo do dorso. Ou seja, utiliza mais os músculos da parte inferior das dorsais e ajuda no aspecto de largura.
- Pegada Supinada: Maior recrutamento dos grupamentos musculares: romboides e trapézios; menor no latíssimo do dorso. Ou seja, recruta mais o meio das dorsais, útil para aumentar a sua densidade.
– Qual pegada devo utilizar, então?
Você pode variá-las de tempos em tempos, por exemplo, a cada 3 semanas utilizar uma diferente pegada na remada curvada. Ou, testar, o progresso de cargas para cada pegada.
Também há pessoas que relatam que na pegada supinada existe incômodo na sua execução, em especial dores nos deltoides anteriores – parte da frente dos ombros -, ou muita tensão nos antebraços e bíceps.
5 dicas para ter mais resultados no treino de costas
- Para diminuir as chances de lesões, não se esqueça de aquecer corretamente os músculos e articulações, para isso leia este artigo.
- Quando você for puxar a barra, sempre faça a retração das escápulas, assim a contração será muito intensa. Não se assuste, se a carga habitualmente utilizada diminuir, é normal, visto que esse ajuste aumentará o recrutamento das dorsais.
- Concentre a força da puxada nos cotovelos, não nos punhos. Essa dica é fundamental, pois muitos relatam que não conseguem segurar ou aguentar a barra com muita carga – o que pode indicar que seus antebraços são fracos, se for seu caso, acesse esta matéria -, e apelam para o uso de straps – para diminuir a tensão nos antebraços.
- Segure mais tempo a barra na fase de contração. A fase de contração ou fase positiva, é o momento que você está segurando a barra no seu umbigo, mantenha essa posição por 3-5 segundos, e comente abaixo como foi a experiência.
- Quando descer a barra, faça a protusão das escápulas; quando puxar as retraia.
Imagem dos movimentos das escápulas:
Quais músculos são recrutados nesse movimento?
Primários | Romboides, latíssimo do dorso, infra-espinhal e redondos maiores e menores |
Secundários | Deltoide posterior, braquial, bíceps, lombar e abdômen; |
4 benefícios da remada
- Ganho de força nos músculos das dorsais, inclusive ajudará você fazer mais repetições na temida barra-fixa;
- Auxilia no desenvolvimento de uma dorsal larga, ou seja, costas em V;
- Aumenta a resistência a cargas nos seguintes músculos: lombar e abdômen;
- Ajuda no desenvolvimento do abdômen.
3 variações para mudar os estímulos nas dorsais
1.Remada curvada com halteres
A finalidade mais plausível deste exercício é corrigir assimetrias musculares nas dorsais, uma vez que o progresso das cargas vem a ser mais difícil. Pontos positivos desta variação são:
- 3 diferentes tipos de pegadas: 1. pegada neutra (unha do dedão apontando para frente) – maior recrutamento dos bíceps e trapézios inferior e medial; 2. pegada pronada (palma apontando para trás) – maior recrutamento dos deltoides posteriores e parte transversa dos trapézios; 3. pegada supinada (palma da mão para frente) – solicita mais os bíceps braquiais, romboides e parte descente dos trapézios.
- Menor possibilidade de roubar no exercício com a lombar;
- Maior amplitude de movimento, pode-se puxar os halteres onde a barra não poderia, logo mais contração e hipertrofia muscular.
Como executar:
- Posicione os pés um pouco mais estreitos que a largura dos seus ombros;
- Pegue os halteres, na posição neutra (dedão apontando para frente);
- Faça retração das escapulas;
- Puxe os halteres com os cotovelos em direção ao umbigo;
- Segure por 5 segundos;
- Desça os halteres lentamente;
- Repita o movimento.
Execução em vídeo:
Remada curvada no crossover
Sua variação no cross over é bem-vinda, quando você planeja fazer técnicas avançadas de musculação, pois a facilidade, por exemplo, durante um drop set é maior. Visto que, é muito mais fácil abaixar o pino da placa para a seguinte (de menor peso), em relação a retirar as anilhas de cada lado da barra.
Execução em vídeo:
Remada T
A remada T é indicada para quem possui problemas na lombar, por causa: de quase ou não utilizar os músculos estabilizadores para sua execução – lombar e abdômen.
Para executar:
- Apoie-se no suporte de maneira semelhante a imagem anterior;
- Retire a barra do suporte;
- Retraia as escápulas e puxe;
- Desça de maneira controlada;
- Repita o movimento.
Nota importante:
Você também pode variar as pegadas na remada T, há maquinas semelhantes a da foto, que possibilitem as três pegadas. A diferença das pegadas você encontra na variação 1.
Execução em vídeo:
Exemplo de treino de costas
Exercício | Séries e repetições | Observações |
Remada curvada com barra | 3×6-8 | |
Barra-fixa | 2x até a falha | Faça o máximo de repetições possíveis |
Pulley costas supinada | 3×8-10 | |
Remada serrote | 2×15 |
Fontes:
- https://stronglifts.com/barbell-row/
- http://www.musclespro.com/2011/10/different-types-of-weightlifting-grips.html#.WhQrYYanHDc
- Guia Dos Movimentos De Musculação: Abordagem Anatômica, escrito por Frédéric Delavier
O que você diz, vai incluir a remada curvada no treino? Comente abaixo e deixe seu voto sobre o artigo.
Matéria atualizada em 8 de agosto de 2020 por Basefitness