Quando o assunto é suplementos realmente eficazes, nada mais comum de surgir na conversa ”um dos aminoácidos mais estudados e, possivelmente, um dos mais utilizados entre os fisiculturistas: a creatina.
Este suplemento acabou se tornando um dos preferidos dos atletas, pois os seus resultados são potência, força e crescimento muscular à medida do tempo.
Desse modo, em virtude dos questionamentos sobre os efeitos do suplemento no organismo humano, nossa equipe de especialistas, constituiu esta matéria. Então, conforme a leitura, descubra os reais resultados da suplementação com Creatina.
Creatina Melhorando o Desempenho e a Força
Quando um fisiculturista puxa ferro, nada mais esperado, que seu corpo produza energia celular, em consequência de uma molécula conhecida adenosina tri-fosfato, mais conhecida pela sigla ATP. Quando um desses grupos de fosfato se rompem, a energia se faz presente e as contrações dos músculos acontecem.
O ATP se transforma em adenosina di-fosfato, também conhecida pela sigla ADP, e neste momento acontece uma espera até que o terceiro grupo de fosfato se conecte para a produção de mais energia.
Agora, quando adicionamos a creatina em nossa dieta, fornecermos grupos de fosfato, dessa maneira o ADP é convertido novamente em ATP, de uma modo mais rápido e eficiente. Assim, à medida do tempo, a força será aumentada progressivamente, fato correlacionado no ganho de massa muscular.
Por isso, podemos dizer que a creatina aumenta o desempenho e consequentemente os resultados de seus treinos, gerando ganhos de massa muscular.
Aumento do volume de células musculares
Outro fator, que a creatina traz para seu usuário, é a expansão do volume de células musculares. Em virtude disso, a eficácia da creatina é intimamente correlacionada ao consumo correto de água.
Isso, pois, mais fluídos na composição celular muscular resulta na melhora do tônus muscular, isto é, você aparenta estar maior (e realmente está).
Um detalhe muito importante a ser dito, é um receio comum nos fisiculturistas de, ao usarem a creatina, ficarem inchados. Isso não ocorre pelo simples fato das células musculares necessitarem de água, moléculas essas que ficam sob a pele.
A orientação da literatura médica-esportiva ressalta no consumo diário de 3L de água. Além disso, as mesmas instituições orientam o consumo da creatina no período posterior ao treinamento físico.
Quais os resultados e quanto tempo demora para vê-los?
Se você usar a dose recomendado que varia de 3-5 gramas todos os dias, verá resultados completos entre 2-3 semanas. Os efeitos poderão ser vistos não somente por você, mas como pelos seus companheiros de academia ao perceberem sua disposição aos exercícios.
Outro detalhe que poderá observar será um ganho de peso magro, claro, isso dependerá de sua genética.
Mas, gostaria de chamar atenção para a categoria da creatina a ser consumida, hoje em dia, existem muitas marcas no mercado e algumas podem não trazer os resultados esperados, por isso, ao escolher o seu suplemento, não esqueça de pesquisar sobre sua qualidade e relatos da marca.
Pedras nos rins: é possível?
Fontes
- Wang, C. C., Fang, C. C., Lee, Y. H., Yang, M. T., & Chan, K. H. (2018). Effects of 4-Week Creatine Supplementation Combined with Complex Training on Muscle Damage and Sport Performance. Nutrients, 10(11), 1640. https://doi.org/10.3390/nu10111640
- Cooper, R., Naclerio, F., Allgrove, J., & Jimenez, A. (2012). Creatine supplementation with specific view to exercise/sports performance: an update. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 9(1), 33. https://doi.org/10.1186/1550-2783-9-33
- Kreider, R. B., Kalman, D. S., Antonio, J., Ziegenfuss, T. N., Wildman, R., Collins, R., Candow, D. G., Kleiner, S. M., Almada, A. L., & Lopez, H. L. (2017). International Society of Sports Nutrition position stand: safety and efficacy of creatine supplementation in exercise, sport, and medicine. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 14, 18. https://doi.org/10.1186/s12970-017-0173-z
Conta para nós quais os efeitos você sente durante o uso contínuo da creatina. Para isso, utilize os comentários.
Matéria atualizada em 11 de dezembro de 2021 por Basefitness