Se você gosta de levar uma vida saudável e equilibrada, deve ter conhecimento de que só a prática regular das atividades físicas não é o suficiente para manter uma rotina fit, ou seja, você precisará encontrar o meio-termo quanto os treinos e à alimentação balanceada.

  Publicidade

Essa categoria de equilíbrio é muito importante para você poder visualizar os resultados obtidos com os seus esforços, tanto nos treinos intensos, quanto na alimentação ”regrada”.

Nessa matéria, elaborada pela Basefitness, iremos te mostrar as principais características dos alimentos anabólicos, assim como os principais alimentos encontrados no mercado e suas características mais marcantes.

O que são alimentos anabólicos?

Em teoria, os alimentos anabólicos são combinações nutritivas ou alimentos que promovem o ganho de massa muscular, pois são ricos em proteínas e em hidratos de carbono, nutrientes que colaboram com o desenvolvimento do tecido muscular.

Por isso, a inclusão desses promotores do anabolismo é vital a qualquer praticante de atividade física, uma vez que grande parte deles são ingredientes e itens usuais do dia a dia.

  Publicidade

O diferencial, a fim de estimular o desenvolvimento do músculos, compete na distribuição alimentar conforme o dia, visando fornecer regularmente porções graduais e constantes de aminoácidos e de carboidratos de baixo índice glicêmico, explica Leonardo Galera – especialista em musculação.

Quais são os alimentos anabólicos?

Nesta lista, elaborada pelo nosso expert, encontram-se os principais alimentos anabólicos, os quais foram classificados segundo a disponibilidade em âmbito nacional das redes de supermercados, juntamente do melhor custo-benefício.

Ovos

Ovos cozidos temperados com sal e pimenta
Ovos cozidos temperados com sal e pimenta. Foto/reprodução: Cosmopolitan

Os ovos são mundialmente reconhecidos pela comunidade científica pela qualidade alimentar, já que detêm ótima fonte proteica e lipídica – gorduras boas.

Apresentando duas partes distintas, com propriedades e nutrientes também diferentes: a clara e a gema.

  Publicidade

A clara é rica em proteínas, caracterizando a parte anabólica do alimento. Já a gema é rica em colesterol, além de outros nutrientes como as vitaminas do complexo B.

Indica-se preferencialmente a ingestão dos ovos inteiros, já que a combinação da clara e gema acarreta uma ótima proteína de média/lenta digestão.

Calorias 66,8 kcal
Carboidratos0.3 g
Proteínas6 g
Gorduras totais4.3 g
Ovos cozidos informação nutricional

Peito de frango

Filé de frango cru
Filé de frango cru. Foto/adaptação: Google Imagens.

Sem dúvidas, o alimento anabólico mais famoso no mundo.

  Publicidade

Esse fato é se relaciona às informações nutricionais dessa fonte proteica, rica em proteínas essenciais- conjuntamente de aminoácidos – e com pouca gordura.

Em média, uma porção de 100 gramas de peito de frango cozido apresenta 25 gramas de proteínas.

  Publicidade

Além disso, encontrá-se nessa mesma quantidade significativo percentual das vitaminas pertencentes ao Complexo B, usualmente atreladas à síntese proteica – processo de construção muscular.

Em suma, a combinação das proteínas ricas em aminoácidos e do Complexo B, contidos no peito de frango, serão vitais ao estímulo energético durante os treinamentos, bem como ao desenvolvimento muscular.

Calorias 163.00 kcal
Carboidratos0.04 g
Proteínas28 g
Gorduras totais3 g
Informação nutricional: filé de frango cozido.

Whey Protein

Whey Protein em pó
Whey Protein em pó. Foto/reprodução: Healthline.

Por mais que o ideal seja sempre uma alimentação sólida e saudável, às vezes precisamos optar por substituições. Nesses momentos que o uso dos suplementos é recomendado.

O Whey Protein apresenta em sua composição a proteína do leite, de alto valor biológico, e os inúmeros aminoácidos associados ao anabolismo muscular, sobretudo a glutamina e a Leucina.

Outro ponto de destaque, compete a palatabilidade deste alimento anabólico, o qual pode ser integrado a inúmeras receitas – como bolos e vitaminas – proporcionando, desse modo, a ampliação do leque alimentar.

Calorias101 kcal
Carboidratos1 g
Proteínas23 g
Gorduras totais0 g
Informação nutricional do Whey Protein Concentrado

Leia também: Brigadeiro de Whey Protein (Irresistível)

Coxão mole e patinho

Coxão mole cru
Coxão mole cru. Foto/adaptação: Google Imagens.

O coxão mole e o patinho são duas proteínas de origem animal distintas, no entanto, marcadas pela elevada concentração de aminoácidos essenciais ao organismo.

Esse fato, consolidado pela ciência, em 2014, expôs a associação direta do consumo de carnes vermelhas magras com o aumento da massa magra.

Em suma, os indivíduos que ingeriram mais proteínas de origem animal apresentaram maior índice de hipertrofia muscular, em detrimento ao grupo que optou por outras fontes proteicas.

Calorias74 kcal
Carboidratos0.00 g
Proteínas12 g
Gorduras totais3 g
Pedaço médio de coxão mole cozido sem gordura.

Proteína de soja texturizada

Proteína de soja refogada
Proteína de soja refogada. Foto/adaptação: Veganagente

A proteína de soja se torna, à proporção do tempo, integrante da alimentação do brasileiro, já que apresenta baixo custo.

Uma porção de 100 gramas contém, em média, 18 gramas de proteínas, gorduras insaturadas saudáveis e, sobretudo, vitaminas e minerais de fácil assimilação metabólica.

Ferro, Fósforo e Vitamina K são as vitaminas com maior concentração na proteína de soja texturizada. Elas são fundamentais na manutenção do bem-estar, dado que a deficiência em Ferro acarreta anemia.

Calorias 140.00 kcal
Carboidratos10.00 g
Proteínas24.00 g
Fibra alimentar10.00 g
50 gramas de proteína de soja texturizada, dados nutricionais.

Feijão

Feijão carioca cozido
Feijão carioca cozido. Foto/adaptação: Google Imagens.

Alimento marcante da culinária brasileiro e igualmente anabólico, sabia?

Uma porção de 200 gramas do feijão preto cozido apresenta cerca de 14 gramas de proteínas, além de significativo percentual de magnésio, fósforo e ferro.

Desse modo, o nosso querido feijão é incorporado em muitas dietas, as excludentes de proteínas animais, como fonte primária proteica, dado que o alimento é uma excelente fonte desse macronutriente, fibras e vitaminas do Complexo B.

Calorias13 kcal
Carboidratos2.4 g
Proteínas0.8 g
Gorduras totais0.09 g
Fibra alimentar1.43 g
Feijão preto cozido: 1 colher de sopa.

Aveia

Avela em flocos
Avela em flocos. Foto/adaptação: Pexels.

Um dos cereais mais populares na mesa do brasileiro e do mundo, marcado pelos inúmeros benefícios – que vão desde o quesito esportivo até o bem-estar/clínico.

A aveia rica em fibras e em proteínas, participa ativamente na redução do colesterol ruim, LDL, e na manutenção do equilíbrio digestivo, o que auxiliá intimamente nos variados perfis dietéticos: ganho de massa muscular ou emagrecimento/definição.

A multiplicidade de receitas também torna a aveia uma carta na manga das dietas. É possível preparar mingais para o café da manhã, combinações com carne – como salgados – para a tarde e, até mesmo, um simples mix de cereais ideal para a ceia.

Calorias 58 kcal
Carboidratos11.00 g
Proteínas3 g
Fibra alimentar3 g
1 colher de sopa de aveia em flocos.

Receita relacionada: Salgado Maromba (lanche prático e gostoso)

Banana

Bananas uma das frutas mais práticas e saborosas para o cotidiano, devido a sua praticidade quanto o transporte e os seus benefícios.

A fruta é responsável pela redução das câimbras – que podem prejudicar seriamente o atleta durante uma sessão de treinos -, melhor repouso durante a noite e, especialmente, o aumento da saciedade.

Os principais benefícios da banana, por Angela Xavier.
Calorias 40 kcal
Carboidratos10 g
Proteínas0.5 g
Gorduras0.1 g
Fibra alimentar0.8 g
Uma banana prata tamanho médio.

Amendoim

Amendoim torrado
Amendoim torrado. Foto/adaptação: Google/imagens.

Amendoim é uma leguminosa oleoginosa rica em gorduras saudáveis, proteínas e carboidratos.

Uma porção de 50 gramas apresenta, em média, 13 gramas de proteínas e numeroso valor de aminoácidos, como a Leucina.

Essa fonte de gorduras saudáveis é recomendada para quem precisa de mais calorias, dado que pequenas porções, como as 50 gramas, fornecem ao metabolismo cerca de 550 calorias.

Assim, se você está em fase de ganho de massa muscular, aposte neste alimento anabólico durante o seu bulking.

Azeite de oliva

Excelente fonte de gorduras saudáveis, idealmente recomendado para o acompanhamento de refeições, como saladas.

Os benefícios do azeite de oliva são intimamente associados ao ganho de massa muscular, uma vez que há redução do processo inflamatório, atua prevenindo alterações no sistema cardíaco e reduz a probabilidade da hiperglicimea.

Últimas Dicas

Diante de tantas informações, podemos concluir que os alimentos anabólicos são fáceis de serem encontrados e apresentam um bom custo-benefício, ou seja, a maioria das pessoas consegue manter uma boa dieta com os alimentos desta categoria.

Porém, devemos sempre lembrar que as dietas e as rotinas de treino devem ser estabelecidas por profissionais qualificados, nesses casos o nutricionista e o educador físico.

Conta para nós da Basefitness, quais destes alimentos anabólicos já fazia parte da sua alimentação.

O texto foi útil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui