A creatina se tornou um dos suplementos mais famosos, baratos e funcionais. Porém por trás de tanta fama existem inúmeras lendas sobre o seu uso, muitas delas serão esclarecidas nesta postagem e outras também futuramente.
Publicidade
O que é creatina?
Creatina é um aminoácido formado a partir de outros três aminoácidos – arginina, glicina e metionina -. Nosso corpo também sintetiza este aminoácido mas não em quantias necessárias que neguem a utilização da suplementação para completa-la.
Leia nosso artigo atualizado sobre a cretina -> Creatina Monohidratada: O Aminoácido Essencial para Hipertrofia!
Como ela funciona
Primeiro você deve entender esta parte teórica sobre a creatina:
Publicidade
Inicialmente seu o corpo utiliza ATP – energia utilizada para contração muscular -. O ATP por sua vez quando é utilizado por completo (o que dura aproximadamente 10-15 segundos), deve ser gerado novamente. Quando você utiliza a creatina está contração do ATP se torna ADP, o que por sua vez, aumenta a síntese de sua produção e lhe permite maior contração muscular.
Agora que passamos da parte teórica vou resumir brevemente como ela funciona:
Mais creatina no sangue = Recuperação muscular mais rápida e contração.
Publicidade
Como tomar?
Utilize-a preferencialmente após seu treino, porque será o melhor momento de sua absorvição. Antes que perguntem, ela pode ser tomada em qualquer horário do dia.
Como dissolver: O método que a Basefitness recomenda, não será convencional. Pegue o dosador e despeje a creatina em sua boca, acrescente água e bocheche e engula a creatina. Deste modo você não perdera nenhuma grama do seu precioso suplemento.
Publicidade
Recomendação: 2 a 5 gramas após sua seção de treino.
Benefícios
- Diminui a fadiga muscular;
- Ganho de força e massa muscular (hipertrofia);
- Maior volume muscular (retenção intracelular e aumento da pressão osmótica celular).
Mitos
Mito #1: Super dosar a creatina trara melhores resultados?
Publicidade
Não você não deve super dosar ou ciclar, é apenas um suplemento e seu uso em grandes quantidades apenas será secretado fora.
Mito #2: É um anabolizante?
Não amigo, é apenas um suplemento, caso fosse anabolizante não estaria em livre circulação no mercado de suplementos, porque é proibida a venda de anabolizantes segundo a Lei n° 9.965, de 27 de abril de 2000 – Planalto.
Mito 3#: Aumenta o nível de testosterona no corpo?
Obviamente que não, caso você não tenha lido o artigo atentamente, notará que o efeito que ela proporciona é diferente do aumento de testosterona.
Fontes
- http://www.edb.utexas.edu/ssn/SN%20PDF/Creatine-Facts%20&%20Fiction.PDF
Matéria atualizada em 18 de fevereiro de 2019 por Basefitness